Imagem de uma impressora, sinalizando quando precisa realizar a limpeza do equipamento.

Conheça os sinais de que está na hora de fazer uma limpeza de impressora

Você sabe reconhecer a hora certa de fazer a limpeza de impressora ou é daquelas pessoas que espera ela te deixar na mão para procurar ajuda? Na maioria dos casos, a manutenção preventiva é a melhor alternativa, já que você não é pego de surpresa nem pelo bolso e nem por atrasos por falta de impressão.

Pensando nisso, a gente traz para você algumas informações que poderão te auxiliar a reconhecer quais os sinais de que está na hora de levar o seu equipamento para ser limpo.

Mas, afinal, como saber o momento de realizar a limpeza de impressora?

Como em qualquer outro equipamento, o uso contínuo da sua impressora e até mesmo o tempo levam ao desgaste natural das suas peças. Este desgaste pode resultar em falhas na impressão e até na quebra, podendo prejudicar o dia a dia do usuário. 

A manutenção preventiva é uma excelente alternativa para evitar surpresas e também prolongar a vida útil do seu equipamento. Ela também é mais amiga do seu bolso, já que é uma medida bem mais econômica.

De acordo com especialistas, o ideal é que as impressoras para uso comercial passem por esse procedimento a cada seis meses. Já para os equipamentos de uso doméstico, o recomendável é que aconteçam a cada 8 ou 12 meses.

Como é feita a limpeza de impressora?

Dividimos o processo em 3 etapas: a limpeza em si, lubrificação e regulagem.

Limpeza

É a primeira etapa a ser realizada. A maneira adequada é desmontar a impressora por completo e lavar cada peça separadamente, evitando que algumas partes fiquem sem limpar. O ideal é que ela seja realizada por um profissional especializado para que remonte o equipamento de maneira correta e não danifique nenhuma peça, mesmo que sem intenção.

Lubrificação

Após serem lavadas, todas as partes necessárias devem ser lubrificadas enquanto o equipamento vai sendo montado. É importante que se use um lubrificante de qualidade, desenvolvido especificamente para impressoras, já que outros tipos costumam ser aderentes à poeira, algo que queremos evitar, certo?

Regulagem

Essa é a parte mais difícil do processo de limpeza de impressora. Com a máquina montada e lubrificada, é preciso regular e calibrar as peças, já que a própria remontagem ou o uso contínuo podem as desregular.

Conheça algumas dicas de como conservar a impressora

Conforme dito anteriormente, é necessário realizar a limpeza de impressora preventivamente. Além de evitar gastos desnecessários, aumenta a vida útil do equipamento. No entanto, há outros cuidados no dia a dia que podem ajudar na sua conservação.

Confira a seguir algumas dicas para conservar a impressora:

Siga o manual de instruções

Nele você encontra informações específicas que fazem toda a diferença. Reserve um tempo para ler.

Escolha cartuchos e toners de qualidade

Os remanufaturados oferecem mais economia, no entanto, é importante ter cuidado com a sua procedência. Conte com empresas especializadas, como a Sorojet, que trabalha com um processo internacional há 22 anos em laboratório próprio.

Utilize o tipo de papel apropriado

Procure também verificar se o produto não está amassado ou úmido antes de utilizá-lo na sua máquina.

Quer saber mais sobre o assunto? Nós temos um texto no blog que fala especificamente sobre o tema! Confere lá.

Confira os benefícios da limpeza preventiva

A gente já trouxe até aqui inúmeros benefícios da limpeza preventiva e ela é tão relevante que apenas um post não seria suficiente para listar a importância de cuidar de uma impressora antes que ela te deixe na mão.

  • Garantir o funcionamento contínuo do equipamento;
  • Redução nos custos;
  • Mais eficiência;
  • Maior vida útil.

O que levar em consideração na hora de comprar uma nova impressora?

Se você acabou esquecendo dos cuidados no dia a dia para garantir o bom funcionamento da sua impressora, talvez precise adquirir um novo equipamento. Pesquise qual o melhor modelo que irá te atender:

  • Impressora a laser;
  • Impressora com jato de tinta;
  • Impressora com tanque de tinta;

Leve em conta também outros fatores, como:

  • Conectividade;
  • Custo de manutenção;
  • Valor de compra.

SOROJET: mais praticidade e segurança para você!

Gostou das dicas? Então conte com quem mais entende do assunto e está sempre pronto para te ajudar. Conte com a Sorojet!

Há mais de 22 anos no mercado, a Sorojet é pioneira no processo de remanufatura de cartuchos e toners. Com variedade e qualidade, trabalhamos para que você tenha a melhor experiência com a sua impressora sem deixar a praticidade de lado.

Encomende já os seus produtos no nosso disk entregas ou entre em contato para agendar a manutenção da sua impressora com a nossa equipe.

Compartilhe este post : )
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp