97776_BLOG_ManutencaoPreventiva_201124_A

Você sabe quais são os benefícios da manutenção de impressoras?

Assim como qualquer aparelho eletrônico, as impressoras precisam de alguns cuidados para que ofereçam seu melhor desempenho.

Uma das formas de aumentar a vida útil dos aparelhos e extrair a melhor performance e resultados  é realizar a manutenção preventiva das impressoras.

Mais do que contribuir para o combate ao desgaste natural das peças e componentes do seu equipamento, esse tipo de reparo pode te oferecer mais alguns benefícios.

Quer saber quais são? Nós contamos para você!

Os benefícios da manutenção de impressoras

Antes de tudo, é preciso eliminar a conotação negativa que o termo “manutenção” pode carregar consigo: ainda que seu equipamento seja mais novo, realizar esse tipo de reparo preventivo é indicado por uma série de motivos, como:

Garantir o funcionamento contínuo do equipamento

Ficar na mão, especialmente em momentos de grande necessidade, por conta de uma impressora que parou de funcionar é realmente péssimo, e pode complicar bastante a sua vida.

Por isso, realizar a manutenção de impressoras em uma boa periodicidade pode contribuir para que seu equipamento funcione perfeitamente, uma vez que eventuais problemas podem ser diagnosticados e devidamente corrigidos.

Por mais que aparentemente não haja qualquer problema, reparos preventivos podem trocar peças prestes a falhar, e evitar complicações ainda maiores.

Redução nos custos

Quebras de impressoras podem ser bem prejudiciais, pois além de todo o tempo parado, que causa diversas complicações às suas atividades, os consertos podem ter um preço bastante salgado.

Além do preço cobrado pelos profissionais especializados, há o custo das peças que eventualmente terão de ser trocadas.

Por isso, realizar reparos periódicos pode evitar que essas emergências ocorram. Além de evitar complicações maiores, e mais caras, esses gastos planejados permitem que você se programe melhor, e não precise correr com tudo de última hora.

Assim, diversas manutenções preventivas saem mais baratas do que um grande reparo de emergência.

Mais eficiência

Manutenções preventivas garantem um funcionamento ideal para suas impressoras, uma vez que são eliminados todos os defeitos e problemas que podem estar causando alguma interferência em seu resultado final.

Até mesmo o que diz respeito a software pode ser revisto durante uma manutenção preventiva, assim a performance como um todo é incrementada.

Vida útil ainda maior

Outra vantagem muito interessante para quem realiza manutenções preventivas em suas impressoras é que, funcionando de maneira correta, sob as melhores condições, a sua vida útil vai se estender.

Corrigindo os pequenos defeitos, que costumam reduzir a durabilidade do aparelho, você permite que sua impressora continue te atendendo bem por ainda mais tempo.

Ou seja: quanto mais tempo com o mesmo equipamento, ainda mais economia.

Como contribuir com o bom funcionamento de sua impressora

Mais do que realizar a manutenção periódica de suas impressoras, existem alguns cuidados que você pode cultivar, em sua casa ou empresa, para contribuir com o bom funcionamento de sua impressora.

Portanto, vale se atentar aos seguintes cuidados:

  • Evite que sua impressora acumule poeira, ou fique em um local que seja propício a isso;
  • Realize limpezas internas periodicamente – ainda que uma limpeza mais completa só deva ser feita por profissionais, você pode retirar os cartuchos e realizar uma limpeza dos cabeçotes, ou passar um pano para a limpeza do local onde saem as folhas impressas;
  • Nunca utilize produtos com solventes ou à base de amônia para essa limpeza;
  • Um pano com álcool isopropílico é o suficiente;
  • Evite impressões com os níveis muito baixos de tinta;
  • Compre o modelo de cartucho adequado para sua impressora;
  • Sempre utilize cartuchos de boa qualidade e procedência;
  • É importante que o papel utilizado também seja de boa qualidade, uma vez que se esse material for ruim, pode contribuir com o acúmulo de fuligem no interior do equipamento.

Onde realizar a manutenção de impressoras

Agora, você deve estar se perguntando: onde é possível encontrar esse tipo de serviço envolvendo a manutenção preventiva de impressoras.

Contar com uma opção terceirizada para esse tipo de trabalho acaba saindo mais barato, rápido e prático do que contratar funcionários com essa finalidade.

Por isso, é preciso procurar empresas capazes de oferecer profissionais e técnicos devidamente treinados e especializada, capazes de oferecer os melhores cuidados aos seus tão estimados equipamentos.

Seja um modelo laser, jato de tinta, copiadora ou mesmo uma multifuncional, todos os aparelhos devem ser adequadamente revisados e higienizados, para que ofereçam o melhor desempenho em sua residência ou empresa.

Por tudo isso, você deve contar com os serviços e todo o histórico de satisfação que só a Sorojet pode oferecer. Visite nosso site para conhecer um pouco mais de nossa história, e deixe suas impressoras nas mãos de quem entende de verdade do assunto.

Compartilhe este post : )
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp