Como resolver de maneira correta sem danificar o equipamento

Cartucho entupido: como resolver sem danificar o equipamento

O cartucho de tinta de impressoras jato de tinta podem ficar entupidos e impedir que suas impressões fiquem com boa qualidade ou sem passar sinal nenhum para o papel. Isso pode ocorrer quando a impressora não é utilizada com frequência ou por mal uso do equipamento, ocasionando no ressecamento nos bocais.

Algumas pessoas utilizam métodos caseiros para realizar a correção do cartucho entupido, com produtos fáceis de serem encontrados em casa.

Confira abaixo 5 dicas que você pode usar no seu cartucho entupido.

1. Identifique se o seu cartucho não está queimado ou vazio

Antes de realizar qualquer um dos procedimentos abaixo, é importante verificar se o seu cartucho entupido não está, na realidade, queimado ou vazio.

Algumas impressoras mais modernas já mostram a informação do nível de tinta no visor do equipamento ou no software de gestão da impressão, que fica instalado em seu computador.

Para se certificar, imprima uma página de teste e confira se a impressão ficou uniforme. Se houver manchas de tinta no papel ou a formação de faixas, é indicado realizar a manutenção do equipamento ou a limpeza do cartucho entupido.

Já em relação ao cartucho queimado, a sua impressora não irá reconhecer o dispositivo, por tanto você deverá comprar um novo, pois a limpeza dos bocais não irá solucionar nesse caso.

Para conferir se um cartucho está queimado, verifique se você instalou corretamente o mecanismo de tinta em sua impressora. Retire e coloque novamente com cuidado nos locais indicados. Se o erro persistir e o equipamento não reconhecer o cartucho, ele está queimado.

2. Pré-umectação

Você vai precisar de:

  • 1 vasilha
  • Guardanapos de papel
  • Solução de limpeza para cartuchos

Como fazer?

Para colocar o cartucho entupido em contato com a solução de limpeza você irá precisar umedecer os guardanapos com esse líquido e forrar o fundo da vasilha com as folhas.

Em seguida, coloque o cartucho com o bocal virado para os guardanapos umedecidos e aguarde até que comece a vazar a tinta e formar manchas no papel. Isso pode demorar até 3 horas.

Limpe bem o cartucho com um guardanapo seco depois que a tinta tiver vazado e faça um teste em uma folha, para verificar se o rastro de tinta está uniforme.

3. Água quente

Para esse procedimento, você vai precisar de apenas 2 itens:

  • 1 vasilha
  • Água deionizada

Disponha dois dedos da água deionizada na vasilha ou uma quantidade suficiente para cobrir apenas o bocal do cartucho.

Aqueça a solução no micro-ondas ou fogão por um minuto. Importante se atentar a esta etapa, pois a água não deve ser fervida, apenas esquentada, para que não danifique o dispositivo.

Com o líquido aquecido, coloque o cartucho entupido na vasilha e aguarde a tinta começar a vazar.

Faça o teste do papel, seque bem os conectores e instale novamente (com cuidado) em sua impressora.

4. Higienização a vapor

Para esse procedimento, você irá precisar apenas do higienizador a vapor e alguns guardanapos.

Tenha muito cuidado ao manejar, pois o vapor estará quente e você pode se queimar.

Para desentupir o cartucho, ligue o higienizador, coloque o cartucho a pelo menos 3 centímetros de distância do aparelho. Não posicione próximo demais, para não danificar seu dispositivo.

O vapor irá fazer com que a tinta comece a vazar do cartucho. Assim como nas demais etapas, realize o teste em um guardanapo seco. Se o rastro de tinta saiu uniforme, estará pronto para ser utilizado novamente.

5. Gotejamento

Para essa dica você vai precisar de:

  • Um conta-gotas
  • Guardanapos de papel
  • Solução de limpeza para cartuchos

Modo de utilização:

Posicione os cartuchos entupidos em uma superfície plana, com os bocais virados para cima. Em seguida, pingue três vezes a solução de limpeza, com o auxílio do conta gotas.

Aguarde algum tempo e realize o teste do cartucho em um papel seco, para se certificar se foi desentupido. Caso fique um rastro de tinta uniforme, ele está pronto para uso de novo.

Antes de instalar na impressora, não se esqueça de limpar bem os bocais do seu cartucho.

É importante lembrar que a melhor alternativa é sempre levar em um profissional qualificado para realizar a correção do cartucho entupido. Algumas marcas desses dispositivos podem ser danificadas se feito algum  dos procedimentos mencionados acima de forma incorreta.

Prevenção

A forma mais indicada para prevenir um cartucho entupido é utilizando com frequência a impressora. Isso irá impedir que a tinta resseque no bocal. Em caso de dúvidas, sempre consulte o manual do fabricante do seu equipamento, para saber todos os cuidados que são necessários. Ou, se preferir, entre em contato com a gente pelo WhatsApp e fale com quem entende de manutenção e limpeza de impressoras.

Gostou dessas dicas? Siga nossa página no facebook e no instagram, para receber mais conteúdos como este.

Compartilhe este post : )
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp