como funciona a recarga de cartuchos?

Passo a passo: como funciona a recarga de cartuchos?

Os cartuchos recarregados são conhecidos por imprimirem mais, serem menos poluentes e, principalmente, por serem econômicos. No entanto, você sabe como funciona o processo de recarga de cartuchos?

Para te ajudar a conhecer mais sobre esse processo, explicamos neste artigo todas as etapas que o cartucho percorre, desde a entrada em nossa loja até a conclusão da remanufatura.

E aí, ficou curioso para saber como a remanufatura funciona? Então, leia este artigo e aprenda com a Sorojet!

A chegada do cartucho usado

Primeiramente, você precisa saber que um cartucho remanufaturado é um cartucho original que passou por um ciclo de uso e, em seguida, foi adaptado para processar até 5 novos ciclos de recarga.

Para que isso seja possível, quando um cartucho usado chega ao nosso laboratório, estabelecemos 12 etapas com testes eletrônicos e de desempenho, para que o cartucho remanufaturado Sorojet tenha o nível de qualidade e excelência igual aos modelos originais. Assim, separamos o nosso processo em 3 fases: de limpeza; de preenchimento; de teste de qualidade e de embalagem.

Fase de limpeza

Teste eletrônico do circuito elétrico

Nós inspecionamos cada cartucho e realizamos testes nos circuitos elétricos para garantir a funcionalidade total do remanufaturado. Eventualmente, qualquer cartucho que não passe em nossos rígidos controles de qualidade é removido do processo de recarga de cartuchos e enviado para reciclagem.

Micrografia de cabeça de impressão

Para ter certeza de que a impressão sairá de forma precisa e com alta qualidade no cartucho remanufaturado, realizamos uma análise micrográfica da cabeça de impressão, com o uso de um microscópio específico, em busca de conhecer as reais condições deste cartucho.

Desentupimento ultrassônico

Após a análise anterior, o cartucho passa por uma limpeza feita por um limpador ultrassônico. Por meio de vibrações em frequência elevada, o ultrassom elimina a sujidade, tinta e poeira que possam danificar o cartucho remanufaturado.

Desobstrução a jato de vapor de alta pressão

O próximo passo é desentupir a cabeça de impressão dos cartuchos. Então, com uma máquina de vapor de alta pressão geramos uma fonte de calor próximo à cabeça do cartucho, que é desobstruído pelo jato de vapor. Desta forma, livramos o cartucho de qualquer acúmulo que tenha restado do passo anterior.

Banho químico e neutralizador interno e externo

Por fim, damos um banho químico e neutralizador na parte interna e externa do cartucho. O objetivo deste banho é descarbonizar, desengraxar e remover todo resquício de tinta, deixando-o pronto para a próxima fase, que é a secagem.

Drenagem residual a vácuo e centrifugação

Após o banho químico e neutralizador, iniciamos a etapa de secagem do cartucho. Nela, drenamos todo o resto de líquido que restou da etapa anterior e, em seguida, iniciamos a centrifugação que deixa o cartucho completamente seco e preparado para a etapa de envase.

Fase de envase da nova tinta

Recargas a vácuo bombeamento peristáltico

Chegou a hora de colocar tinta nova e importada na recarga de cartuchos. Com uma bomba peristáltica, transferimos a tinta por meio de tubos, que são comprimidos e descomprimidos, gerando um movimento peristáltico. O movimento peristáltico é indispensável para que as bolhas de ar não sejam adicionadas à tinta no cartucho. Caso isso aconteça, pode ocorrer falhas de impressão e menor capacidade de armazenamento da tinta.

Pressurização com equipamentos especiais

Após a recarga, o cartucho é despressurizado para remover as bolhas residuais. Nessa fase, utilizamos equipamentos de última geração que retiram as bolhas de ar das esponjas e dos cartuchos, reduzindo a quase zero as falhas de impressão.

Fase de testes de qualidade

Testes de impressão

Enfim, chegamos a fase dos testes de impressão. Aqui, os cartuchos entram em funcionamento para fazer o teste de impressão. Em seguida, após imprimir algumas folhas, os cartuchos estão prontos para passar para o último teste: o de qualidade.

Aprovação do controle de qualidade

O controle de qualidade é a fase final da nossa análise. Nele, seguimos critérios internacionais para observar como o cartucho se comporta. Por isso, analisamos a qualidade da impressão e também as propriedades dos cartuchos, como a estrutura à aparência dos componentes.

Fase de embalagem personalizada

Embalagem personalizada com proteção especial

Ao final dos processos anteriores, chegou a hora de embalar. A embalagem especial serve para manter o cartucho longe da luminosidade e, ao mesmo tempo, das altas temperaturas. Portanto, desta forma, garantimos a qualidade e a eficiência dos cartuchos remanufaturados Sorojet.

Conclusão

Por fim, Agora que você já sabe como funciona a recarga de cartuchos Sorojet, dá para entender, definitivamente, por que os nossos produtos são referência em qualidade de impressão e durabilidade, não é?

As 12 etapas no processo da remanufatura nos dá a certeza de que oferecemos a melhor solução em impressões econômicas e de alto desempenho aos nossos clientes. E essa, com certeza, é a nossa melhor impressão.

Gostou desse conteúdo? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois, em breve, você irá aprender sobre o processo de remanufatura dos toners.

Enquanto isso, nos siga no Facebook e no Instagram e não deixe de acompanhar as dicas, promoções e curiosidades que postamos por lá.

Compartilhe este post : )
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp