Blog_2602_CARTUCHO ORIGINAL_210226 (2)

Toners e cartuchos remanufaturados são iguais ao original?

Você sabe qual é a diferença entre os cartuchos originais e os cartuchos remanufaturados?

Hoje você vai descobrir no nosso artigo as principais características, vantagens e desvantagens de cada modelo, sempre lembrando que a melhor escolha para as impressões da sua casa ou trabalho está aqui, na Sorojet.

O que são os cartuchos e toners remanufaturados?

Para entrar nesse assunto, é necessário entendermos um pouco sobre os produtos remanufaturados. Se você ainda não sabe do que se trata, esse é um processo que faz com que os itens passem por uma inspeção minuciosa para que possam ser utilizados e vendidos novamente sem perder a qualidade.

Sua relevância se estende cada vez mais no setor econômico e ambiental. Ao mesmo tempo que são diminuídas as quantidades em vendas de novos produtos, um novo mercado que pode operar junto com as marcas dos produtos cresce.

Agora, falando em cartuchos e toners, vamos começar contextualizando primeiro sobre os originais. Esses são nada mais nada menos do que aqueles que vem junto com a impressora quando você faz a compra, ou seja, são produzidos pelos próprios fabricantes dos equipamentos.

Já os cartuchos remanufaturados passam por alguns processos de recarga e reciclagem, que consistem na avaliação do cabeçote e circuito, limpeza interna e externa, desentupimento, injeção de tintas, testes de qualidade, entre outros processos que o deixam pronto para o reúso.

Em relação a qualidade, é muito importante saber que o original e remanufaturado são muito similares, mas é claro que isso só acontece se a remanufatura for feita de forma muito correta.

Confira um pouco das vantagens de cada um dos modelos! 

Vantagens dos remanufaturados

Um cartucho original com 2ml pode ser carregado com 20ml, então além do volume de tinta de recarga ser muito maior, o seu custo acaba sendo muito mais baixo.

Além disso, quando você reutiliza um cartucho ou toner você está ajudando o meio ambiente.

Na fabricação de um novo cartucho de tinta, são necessários até 5 litros de petróleo bruto. Já no processo de remanufatura, mesmo os itens não aproveitados, como papelão, alumínio, plástico e ferro, são enviados para empresas especialistas que poderão transformar esses itens em novos produtos.

Sendo assim, ao usar o cartucho que passou pelo processo da remanufatura, você contribui de maneira fácil para diminuir o descarte de componentes com potencial para serem reaproveitados, isso sem falar na enorme economia no bolso.

Vantagens dos originais

Cá entre nós, só detectamos uma vantagem nos cartuchos originais quando comparado aos remanufaturados: é que eles servem para recarga! 😉

Quantas vezes um cartucho pode ser remanufaturado?

Essa é uma dúvida bastante comum e o número de vezes pode variar bastante de acordo com o uso. A marca e até a quantidade de impressões que foram realizadas também decidem quantas vezes podemos recarregar os cartuchos. Existem marcas que já tiveram até dez recargas, por exemplo, mas a média geralmente é de três a cinco vezes.

Dicas que melhoram a durabilidade do seu cartucho

Fique de olho nas falhas de impressão! Se a impressão falhar, é provável que seus cartuchos estejam sem tinta. Ao continuar usando a sua impressora sem tinta no cartucho, as chances de queimar o circuito de impressão e causar problemas são grandes, então, fique sempre de olho na qualidade das impressões para que isso não aconteça. Algumas impressoras possuem uma tela do nível de tinta estimado, porém, esse sistema pode não funcionar corretamente.  A melhor forma é a observação das impressões.

Recomendamos não usar a impressora no modo econômico (modo rápido), pois esse modo força o cabeçote, danificando e impedindo sua remanufatura.

Use com mais frequência 

Você sabia que utilizar a sua impressora com certa frequência pode ajudar na sua durabilidade? Pois é, procure usá-la e fazer impressões pelo menos uma vez na semana. Essa ação vai impedir que a tinta resseque e cause danos no seu equipamento.

Mitos sobre cartuchos remanufaturados 

  1. O cartucho remanufaturado danifica a impressora

Esse é um mito muito comentado e, sim, se o cartucho for remanufaturado de forma indevida, é possível que cause problemas na impressora, mas quando esse processo é feito da forma correta, o cartucho leva em consideração todos os parâmetros do modelo da impressora em que ele será usado e isso minimiza todas as chances de falhas.

  1. Os cartuchos remanufaturados são responsáveis por diversas falhas de impressão

Muitas podem ser as falhas causadas em uma impressão, então acaba ficando muito mais fácil responsabilizar os cartuchos remanufaturados por isso. A impressora, por exemplo, pode estar com sua revisão de limpeza atrasada, sobrecarregando o sistema de limpeza automático da impressora que, em vez de limpar, acaba entupindo os cabeçotes dos cartuchos.

  1. A tinta utilizada para recarregar um cartucho possui qualidade inferior do original

Existem poucas marcas de cartuchos e toners remanufaturados que utilizam tintas dos mesmos fornecedores dos originais, por isso é muito importante procurar por empresas sérias, com bons históricos, que tenham procedência e que garantam a qualidade do produto.

Para encerrar, saiba que a remanufatura de cartuchos e toners se diferencia das recargas, principalmente devido à natureza do trabalho ser muito mais sustentável e ecologicamente aceitável. Além disso, trazem até 80% de economia, ou mais, em relação aos originais, superando – e muito – a autonomia dos OEM.

O benefício direto a você, consumidor, é a garantia da qualidade e do volume de impressão, além da maior durabilidade da vida útil do produto e a contribuição com o nosso planeta.

Por isso, quando precisar de cartuchos, toners e manutenção de impressoras, procure qualidade e confiança. Nossos produtos seguem um processo internacional de produção e possuímos laboratório próprio, usando máquinas e tintas importadas há mais de 22 anos.

Trabalhamos com as principais marcas de suprimentos e impressoras do mercado e somos a empresa pioneira a trabalhar com o processo de remanufatura para Cartuchos de Tinta e Toners em Sorocaba. Precisou de tinta? Chame a Sorojet! 

Conheça todos os produtos e serviços Sorojet. 

Compartilhe este post : )
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp