O que é economia circular?

O que é economia circular?

Quando um celular para de funcionar, é comum que você o substitua por um novo e descarte o velho, certo? Isso poderia ser diferente se adotássemos a cultura da economia circular.

Você já parou para pensar na quantidade de lixos eletrônicos geramos todos os anos ao redor do mundo?

Não precisa de muito conhecimento sobre o assunto para saber que lixos eletrônicos são extremamente tóxicos ao meio ambiente. Inclusive as impressoras e cartuchos, sabia? E pensar em maneiras de reciclar esses resíduos é fundamental para o futuro do planeta.

E como pensamos no meio ambiente, explicamos em detalhes a diferença entre economia circular e linear. Além da importância de utilizar cartuchos remanufaturados. Separe alguns minutinhos e boa leitura!

Economia linear x circular

A economia circular vem sendo adotada por diversos setores do mundo por apresentar uma nova cultura de pensamento, ação e transformação do desenvolvimento social, industrial e econômico.

Entretanto, é impossível falar dela sem antes falar da cultura da economia linear que atua na contramão da sustentabilidade.

Economia linear é a prática de extrair recursos naturais, produzir e descartar. Isto é, empresas dependem exclusivamente de recursos naturais finitos para produzirem. Essa prática coloca em risco a matéria-prima utilizada, pois, ela pode esgotar.

Com isso, além da extração dos recursos acontecer de maneira insustentável, o custo também aumenta.

Do mesmo modo que a extração acontece desenfreadamente, com o descarte dos materiais não é diferente. O modelo linear é responsável pelo grande número de resíduos tóxicos que impactam negativamente no meio ambiente.

Enquanto na economia circular acontece totalmente o oposto disso. Esse conceito tem como inspiração o ciclo de vida da natureza. Isto é, assim como tudo na natureza faz parte de uma cadeia e vira insumo para a terra, na economia circular a ideia é que o resíduo dos produtos sirva de insumos para a produção de um novo.

A cultura circular vai além de apenas reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia. Mas sim de promover um crescimento econômico e o aumento dos recursos naturais. Essa cultura visa o design de novos produtos que sejam ecologicamente mais eficientes e acessíveis.

Na economia circular os materiais circulam o máximo de seu valor como nutrientes técnicos e biológicos. A fim de maximizar a reutilização e desenvolvimento de novos negócios.

Como funciona a economia circular dos cartuchos remanufaturados?

Agora que você sabe que a economia circular tem como objetivo principal minimizar o impacto humano na natureza, chegou a hora de destacar o importante papel que o cartucho remanufaturado tem nesse modelo de negócios.

Você sabia que um dos componentes utilizados para produção de cartuchos é o metal cádmio, principal poluente da água, fauna e flora?

Além disso, os cartuchos são feitos de plástico e podem demorar mais de 200 anos para se decompor integralmente.

Por isso, a remanufatura de cartuchos é uma solução de preservação ambiental e impacto social. Pois para cada cartucho reciclado, 5 litros de petróleo são economizados. Enquanto para produzir um novo utiliza-se 20% de mão de obra, na reciclagem usa-se 55%, ou seja, movimenta a economia gerando mais empregos.

Quando os cartuchos que seriam descartados chegam ao local de reciclagem, eles passam pelo processo de limpeza, aperfeiçoamento e ajustes de peças. A fim de aumentar a capacidade de tinta e consequentemente a durabilidade.

Na remanufatura, nenhum item é descartado. Pelo contrário, todos são encaminhados para empresas que os transformarão em novos produtos.

Atualmente inúmeras empresas estão se preocupando e repensando seus métodos de produção. Consumidores estão se tornando cada vez mais responsáveis ecologicamente. Afinal, cuidar do planeta e agir de modo sustentável é uma urgência para o planeta.

CICLO ECONOMIA CIRCULAR CARTUCHO: Recursos naturais > produção do cartucho > consumo > recarga > consumo > descarte > reciclagem/remanufatura/ > transformação em novos produtos.

Diante disso, escolha a Sorojet para fazer a sua parte em prol do meio ambiente. Somos especialistas em cartuchos remanufaturados de alta qualidade e com preços que cabem no seu bolso.

Faça seu pedido aqui e comece hoje mesmo a ajudar o planeta.

Quer ficar por dentro de dicas e novidades sobre impressões? Nos acompanhe em nossas redes sociais e não esquece de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos. Vamos juntos mudar o mundo!

Compartilhe este post : )
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp